Encerraremos nossas atividades de atendimento no dia 18/12/2024 e retornaremos no dia 06/01/2025. A central de marcação de consultas retornará no dia 03/01/2025.

O que são varizes?

Varizes são dilatações de veias. Veias são vasos sanguíneos responsáveis pelo retorno do sangue dos membros para o coração. As varizes aparecem como cordões tortuosos sob a superfície da pele.

Como se desenvolvem as varizes

As veias dos membros inferiores têm como função impulsionar o sangue em direção ao coração, agindo dessa forma, contra a gravidade, que tenderia a manter o sangue represado no ponto mais baixo. Para conseguir impulsionar o sangue, as veias contam com a participação dos músculos das pernas, que, ao se contraírem funcionam como “bombas” para impulsionar o sangue e, no interior das veias, um sistema de válvulas impede que o sangue refluía, garantindo que o mesmo siga em um único sentido. As varizes se formam quando há uma perda da elasticidade das veias e o sistema de válvulas se enfraquece, causando refluxo do sangue que deveria ser impulsionado e aumento da pressão sobre as veias, causando sua dilatação.

  • Gravidez: durante a gravidez ocorrem mudanças hormonais e também um aumento importante na quantidade de sangue circulante no organismo, além da própria compressão do útero sobre os vasos da pelve provocando seu alargamento, o que pode avaliar a formação de varizes, que em geral regrediram após o parto.
  • Obesidade: a obesidade é um fator que pode causar aumento da pressão sobre as pernas e enfraquecimento das válvulas enfraquecimento das válvulas.
  • Permanência por muito tempo de pé: também pode aumentar a pressão sobre as veias, o que contribui para favorecer o aparecimento de varizes.
  • Hereditariedade: é o principal fator que contribui para o aparecimento de varizes.
  • Sedentarismo: o sedentarismo também é um fator de risco. Ficar por muito tempo sentado enfraquece a musculatura e as válvulas.
  • Outros: exposição a altas temperaturas, traumatismos nas pernas e compressão abdominal são fatores que podem favorecer o aparecimento de varizes.

Como tratar as varizes

Dependendo do tipo das varizes, existem várias formas de tratamento com resultados adequados. O importante é sempre procurar atendimento com urgência. Dependendo da fase de desenvolvimento, podem ser indicados desde simples aplicações em consultório até procedimentos estéticos, até a retirada da veia safena. Com o avanço da tecnologia, se tornou bastante raro a necessidade de se sempre atentar, quanto mais cedo iniciar o tratamento, mais simples e rápida será a solução.

Além de existirem tipos diferentes de varizes, o estágio em que se encontram ao serem descobertas interfere na decisão sobre o tipo de tratamento. Por isso, assim que surgirem as varizes, a avaliação do cirurgião vascular é fundamental.

Escleroterapia (Aplicações)

É o método mais antigo para problemas antigos. Os tratamentos atuais e os resultados são satisfatórios e os escleroseantes são bem menos dolorosos.

Métodos de Escleroterapia

Aplicação líquida: injeção de escleroseante injetável são ainda as mais usadas, especialmente nas varizes de pequeno calibre, com o uso de glicose 50% são usadas mais frequentemente a glicose hipertônica e os alcoois, croiescleroterapia e laser.

Aplicações com laser Utilizado nas varizes de pequeno calibre e telangiectasias (vasinhos). Varizes mais calibrosas localizadas na pele, podem ser tratadas com laser associado a injeções esclerosantes.

Tratamento Cirúrgico Nos casos em que há indicação, o cirurgião vascular saberá indicar o procedimento adequado.

Stripping de safena: cirurgia habitual, onde se extrai a veia safena, seja por incisões, seja pela técnica endoscópica.

Termoablação de safena: técnica minimamente invasiva, onde se elimina a veia com o uso do laser ou radiofrequência.

Cirurgia ambulatorial: indicada para remoção de varizes de médio calibre, através de pequenas incisões e sob anestesia local.

Dicas de Saúde

8 reflexões para prevenir as varizes

  1. Evitar roupas apertadas principalmente à altura da coxa. Vestes do tipo “jeans com lycra”, roupas de veludo e meias de lycra são apertadas e dificultam o fluxo do sangue na direção do coração. Joelheiras não são boas para drenagem venosa.

  2. Combater o sedentarismo como forma de degeneração do ser humano. Necessário se faz manter o corpo em movimentos harmônicos.

  3. Não usar calçados do tipo salto alto, como as botas de requerio e sapatos sensuais com salto “agulha”. Eles impedem a movimentação correta dos músculos das pernas.

  4. Conhecer e usar as meias elásticas medicinais como aliadas no seu tratamento. Consultar o seu médico vascular para ver as suas necessidades e evitar as ações prejudiciais, as meias podem salva-las proteção.

  5. A constipação intestinal deve ser combatida como inimiga da boa circulação. Ela deve ser tratada com alimentos ricos em fibras. A constipação leva ao aumento da pressão intra-abdominal forçando as veias da região inferior do abdômen a alargar-se e interferindo na circulação normal do sangue.

  6. O equilíbrio alimentar leva a uma vida mais sadia. A manutenção do peso facilitará o fluxo do sangue na direção correta.

  7. Fazer exercícios como a caminhada, de preferência, propiciam uma boa circulação. Usar sapatos adequados como o tênis de exercícios, musculação dos músculos das pernas e abdominais. Pilates, hidroginástica e natação são excelentes exercícios.

  8. Evitar as caminhadas mais quentes, tanto no trabalho (profissão que obriga andar muito) como em passeios. Sempre ter o tempo das caminhadas controladas e evitar, de preferência, passar fins de semana nas montanhas.

Compartilhe

Outras postagens

Refluxo Gastroesofágico

Pesquisa de Refluxo Gastroesofágico por Ultrassonografia. O termo refluxo gastroesofágico (RGE) descreve o retorno do conteúdo do estômago para o

Leia mais